sábado, 24 de dezembro de 2011

Encontrarão um recém-nascido deitado numa manjedoura.

NATAL: Deus entre nós, nas três manjedouras!
Ao nos comentar o anúncio do nascimento de Jesus, o evangelista Mateus explica que José teve um sonho no qual o anjo lhe pediu de não temer de tomar Maria como a sua esposa. E Mateus interpreta este fato pela profecia de Isaías: "A virgem conceberá e dará à luz um filho. ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco" (Mateus 1, 23).
Para o evangelista o menino que vai nascer de Maria, esposa de José, será Deus mesmo entre nós. Quando Maria completou o tempo de dar à luz, ela teve que se contentar com um estábulo, pois "não havia lugar para eles dentro da casa" ((Lucas 2, 7). Deitado na manjedoura está o Deus encarnado, o Deus conosco "Emanuel". É lá no meio da pobreza que temos que procurar a presença de Deus até hoje. Os Magos foram bater na porta do palácio de Herodes, pensando que um filho de rei nasce em palácio. Foi um engano! Tiveram que ir até Belém, uma aldeia pobre, na periferia de Jerusalém. Deus está sempre à margem. ele se encontra com os mais abandonados, os excluídos da sociedade. A manjedoura de hoje é a favela, o curtiço, a rua dos sem teto e sem abrigo. Este é o lugar teológico por excelência da presença de Deus. Deus se faz um de nós, mas se insere entre os mais desfavorecidos. A presença de Deus é na manjedoura.
Mais adiante no seu livro do Evangelho, Mateus nos afirma que Jesus (Deus) está também presente no seio de sua comunidade: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou aí no meio deles" (Mateus 18 20). O outro lugar da presença de Deus entre nós é a comunidade. A vida fraterna é lugar da vivência de Deus. Nós podemos chamar a comunidade de manjedoura, pois nela repousa o Deus feito pessoa humana. Ele é um dos membros da comunidade. Agora entendemos porque Jesus tanto insistiu no amor fraterno: "O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu amei vocês" (João 15, 12). São João o repetirá à vontade:" Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus" (1a João 4, 7). Ele acrescentará também na mesma carta: "Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e seu amor se realiza plenamente entre nós" (1a João 4, 12). A comunidade é como o sacrário da presença real de Deus.
Ao terminar o seu escrito, o evangelista Mateus deixa uma certeza para a missão da comunidade: "Jesus lhes disse: Eis que eu estou com vocês todos os dias até o fim do mundo" (Mateus 28, 20). O Menino deitado na manjedoura de Belém, e que continua presente no seio de sua comunidade, está presente também nos caminhos da missão. Aos que vão pelo mundo anunciar a Boa Nova e ensinar a todos os povos a se tornarem discípulos de Jesus, Ele mesmo promete a sua presença. A missão é a terceira manjedoura onde repousa o Deus misericordioso que quer ser o Pai de todos.
Afinal, contemplar o Menino na manjedoura, é um convite a entrar e a construir a comunidade fraterna dos discípulos e das discípulas, e partir para a missão de anunciar a Boa Nova de "Deus conosco"- Emanuel.
A todas e todos, amigas leitoras e amigos leitores um luminoso Natal de Paz e de Alegria. Possamos na força do Espírito do Senhor crescer como filhos e filhas de Deus que somos e irradiar a Boa Nova do "Deus conosco",

Nenhum comentário:

Postar um comentário