quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bíblia: Revelação de Deus

Por: Francisco Rubeaux, omi

Todos os livros reunidos na Bíblia nos narram experiências de vida, pelas quais pessoas humanas, iguais a nós, reconheceram a presença de Deus, descobriram um pouco do seu rosto, afinal chegaram a conhecer quem é Deus e como age em nosso favor. Para guardar memória dessa revelação deram um nome a Deus. Por isso, ao longo da Bíblia, encontramos tantos nomes dados a Deus, para dizer quem Ele é e quem Ele é para nós.

Vamos percorrer alguns livros da Bíblia para nós também contemplar esse rosto de Deus, e, quem sabe, acrescentar outros nomes, a partir das nossas próprias experiências.

1. Abraão, nosso pai na fé, descobre que Deus não é distante e terrível, mas ao contrário, quer fazer aliança com a humanidade: “eu farei de você um grande povo e o abençoarei, tornarei famoso o seu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles que o amaldiçoarem. Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas”. (Gênesis 12, 2-3). Deus é o Deus da aliança, um Deus que quer unir-se à vida e às andanças dos homens. Deus caminha com a gente. É PRÓXIMO.

2. Deus próximo, também o experimenta Moisés. Na sarça ardente, Deus se revela como aquele que desce: “Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios, e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel”. (Êxodo 3, 7-8). Deus mesmo se dará o nome de JAVÉ, isto é, Deus presente, Deus atuante. “Esse é meu nome para sempre e assim eu serei lembrado de geração em geração”. (Êxodo 3, 15).

3. Deus vem para libertar, salvar o seu povo da opressão. Ele é REDENTOR: “Não tenha medo, vermizinho, Jacó, bichinho Israel. Eu mesmo o ajudarei, palavra do Senhor. O seu Redentor é o Santo de Israel”. (Isaías 41, 14).

4. O Redentor é o mesmo que o CRIADOR: “Assim diz Javé, o Santo de Israel, aquele que o formou. Eu fiz a terra e criei nela o homem. Minhas mãos estenderam os céus e dei ordens para todo o exército dos astros”. (Isaías 45, 11-12).

5. Deus cuida de nós como um PAI ou uma MÃE: “Quando Israel era menino, eu o amei. Do Egito chamei o meu filho. Fui eu que ensinei Efraim a andar, segurando-o pela mão. Eu os atraí com laços de bondade, com cordas de amor. Fazia com eles como quem levanta até seu rosto uma criança; para dar-lhes de comer, eu me abaixava até eles. O meu coração solta em meu peito, as minhas entranhas se comovem dentro de mim. Eu sou Deus, e não um homem. Eu sou o Santo no meio de você”.(Oséias 11, 1-4 e 9).

6. Deus é AMOR e FIDELIDADE: “Javé passou diante de Moisés, proclamando: Javé, Javé! Deus de compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor e fidelidade. Ele conserva o seu amor por milhares de gerações”. (Êxodo 34, 6-7). Para falar de Deus, muitas vezes os profetas usaram essas palavras “Deus de amor e fidelidade” No novo Testamento João escrevera “cheio de graça e verdade”.(João 1, 14).

7. Esse Deus de bondade e de misericórdia é o ÚNICO Deus: “Eu sou Javé, e fora de mim não existe salvador. Eu sou Deus e o sou para sempre. Não há quem possa livrar-se de minha mão”(Isaías 43, 11-13).

8. Deus FILHO nos revela o PAI: “Quem me viu, viu o Pai. Você não acredita que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim, ele é que realiza as suas obras. Acreditem em mim: eu estou no Pai e o Pai está em mim”. (João 14, 9-11).

9. Deus é ESPÍRITO SANTO: “O Senhor é o Espírito; e onde se acha o Espírito do Senhor aí existe a liberdade”. (2ª Coríntios 3, 17).

10. Concluindo todo esse percurso histórico, João vai resumir quem é Deus numa palavra só: “Nós reconhecemos o amor que Deus tem por nós e acreditamos nesse amor. DEUS É AMOR; quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus permanece nele”. (1ª João 4, 16).

Se nós vivermos o amor uns para com os outros, é a vida de Deus que está em nós, é Deus mesmo que permanece em nós, ele vive em nós, nos tornemos sua morada: “Se alguém em ama, guarda a minha palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos e faremos nele a nossa morada”. (João 14, 23).

A fé é a certeza que temos que Deus nos ama, que por isso Ele está sempre conosco, ao nosso lado, dentro de nós, Ele é o “Deus conosco” e essa certeza nos leva a afirmar que a vida plena, a vida segundo Deus é estar junto com Ele: “Essa é a tenda de Deus com os homens. Ele vai morar com eles. Eles serão o seu Povo, e Ele, o Deus-com-eles, será o seu Deus. O vencedor receberá esta herança: eu serei o Deus dele, e ele será o meu filho”. (Apocalipse 21, 3 e 7).

“Escuta, Povo de Deus, Javé nosso Deus é o único Javé. Portanto ame a Javé seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma e com toda a sua força” (Deuteronômio 6, 4-5).

“Bendiga a Javé, ó minha alma, e não esqueça nenhum dos seus benefícios.
Ele perdoa suas culpas todas, e cura todos os seus males.
Ele redime da cova a sua vida, e a coroa de amor e compaixão.
Ele sacia seus anos de bens. Javé faz justiça e defende todos os oprimidos.
Javé é compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor.
Como um pai é compassivo com seus filhos,
Javé é compassivo com aqueles que o temem.
Porque ele conhece a nossa estrutura, ele se lembra do pó que somos nós.

(Salmo 103)

Nenhum comentário:

Postar um comentário