sábado, 31 de julho de 2010

Carta Compromisso do 8º Encontro de Consagradas e Consagrados a Serviço das CEBs

“Gente simples fazendo coisas pequenas em lugares pouco importantes consegue mudanças extraordinárias!”

Nós, consagrados e consagradas, leigas e leigos, padres e seminaristas, atuantes nas Comunidades Eclesiais de Base, reunidos de 27 a 29 de julho, na cidade de São Paulo, especificamente na Favela de Vila Prudente, animados pela fé, iluminados pelo tema CEBs: Profecia e Missão Urbana, abrimos nossos corações para refletir e aprofundar nossa atuação profética e missionária no meio de nosso povo. No desejo de servir, engajando-nos na dimensão de uma pastoral transformadora, observamos o apelo histórico de Deus a que o Evangelho de Cristo permaneça sinal e anúncio no meio dos pobres e excluídos.

Nosso encontro, em meio dos irmãos e irmãs favelados, envolveu-nos da mística cristã do amor pelos pequenos e fracos. Num mosaico de realidades humanas desafiadoras, onde o serviço se dá por meio de tantos sinais e dons particulares postos em favor do bem e da paz, observamos a riqueza da diversidade. Constatamos, assim, o jeito de Deus passar na Igreja e na América Latina e, assim sendo, nossa Igreja é convidada a redescobrir o dinamismo transformador da tenda, isto é, do modo como o Deus itinerante do Êxodo vai ao encontro das pessoas, não permanecendo imóvel, esperando por elas. Em meio ao povo, vivendo seu cotidiano, reforçamos a convicção de que quanto mais se fecham as estruturas, mais necessário se torna que caminhemos.

Juntamos o saber teórico e prático neste encontro, recusando-nos a dormir como o profeta Jonas, que permaneceu acomodado ao estabelecido, procurando ser alheio à realidade. No desejo de viver pelas atitudes o que pronunciamos por palavras, além dos momentos de aprofundamento em relação a esta realidade, fomos conduzidos a nos defrontar com ela por meio de visitas às famílias, às organizações populares e ainda celebramos a vida com as cinco comunidades presentes na Favela.

Por intermédio da assessoria do Padre Tarcisio Marques Mesquita, coordenador de pastoral da Região Episcopal Belém, fomos envolvidos num clima de reflexão sobre nossa atuação, recordando-nos que o Cristo Senhor atuava numa linha de sempre revitalizar o ser humano, dignificando-o, incluindo-o, a fim de que se tornasse protagonista de sua libertação. Aprofundamos que a nossa vida é um constante renovar, um partir contínuo que exige despojamento e disposição para nos rever e melhor servir. Observamos que o formalismo religioso, o apego à frieza de leis e normas leva-nos ao empobrecimento de nossa capacidade de pensar e agir; por isso, devemos aprender da prática de Jesus que sempre colocou o ser humano acima de qualquer lei, privilegiando em tudo a vida.

Destacamos, de modo particular, a presença de Dona Lili, uma das primeiras lideranças da Favela de Vila prudente; com sua simplicidade e sabedoria, incitou nosso espírito a se revigorar na linha do serviço generoso e gratuito, parte integrante do testemunho cristão.

Fundamentados e revigorados pelo aprofundamento destes dias, comprometemo-nos a estar atentos aos desafios que aqui constatamos, bem como no avanço da atuação em vista de responder a tais desafios, a saber: constituir e estimular novas lideranças, ir ao encontro dos jovens, lutar contra a violência familiar em especial contra a mulher, contra o narcotráfico, acentuar e estimular a presença da mulher na Igreja, fortalecer a leitura bíblica em consonância com a realidade, marcada pela globalização, neo-liberalismo e individualismo.

Nossas perspectivas não podem ser jamais menores que nossos próprios desafios. Por isso, propomo-nos a ir ao encontro das famílias, aprofundar a espiritualidade da simplicidade de vida, mantendo-nos em comunhão de corações, ideais e serviço, propiciando em tudo o protagonismo do Povo de Deus.

Gratos a tanta gente que nos auxiliou na realização deste encontro, sobretudo aos irmãos e irmãs da Favela de Vila Prudente, invocamos a luz e a força do Espírito Santo para que nos acompanhe no decorrer de nossas vidas a fim de que nossos bons propósitos, aqui expressos, se transformem em gestos concretos a serviço de um mundo justo e mais humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário